A Saúde de Bariri, por meio dos agentes da Vigilância Epidemiológica e dos Postos de Saúde da Família, começará em breve a reforçar as visitas em domicílio contra a dengue.
Durante essas visitas, serão realizados orientação e eliminação de possíveis focos de criadouros do mosquito da dengue Aedes aegypti, que, segundo a informação da Vigilância, estão dentro das residências em 90% dos casos.
As equipes de Saúde reforçam a importância de permitir o acesso dos agentes credenciados às residências. Além disso, locais que possam ter focos de criadouro podem ser denunciados pela população à Vigilância Epidemiológica, por meio do telefone (14) 3662-5783.
No entanto, a melhor forma de prevenção é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti:
- Não deixe água parada em lugares como:
- Vasos de plantas e pratinhos;
- Pneus;
- Piscinas sem manutenção;
- Garrafas;
- Outros recipientes pequenos, como copos e embalagens de plástico.
Verifique também outros lugares que possam ter focos, como:
- O coletor de água atrás da geladeira;
- Calhas;
- Caixas d’água sem tampa;
- Lajes;
- Lixeiras abertas.
Além disso, lave os potes de água dos animais com água e sabão ao menos duas vezes por semana, mantenha seu quintal limpo e não jogue lixo em terrenos, construções e praças.
A dengue
As pessoas picadas pelo mosquito contaminado podem desenvolver a doença. Nesses casos, os principais sintomas são febre alta (geralmente maior que 38,5 ºC), dores musculares, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo.
Caso apresente esses sintomas, procure uma Unidade de Saúde do município.
Fonte Prefeitura de Bariri